A Empresa
Como trabalhamos
A equipe
Serviços
Clientes
Localização
Informações
Avalie nosso site
Fale Conosco

 

 

 

 

 

 
O que é Pesquisa de Mercado?


Pesquisa de mercado é uma atividade que visa levantar opiniões junto ao consumidor sobre assuntos, produtos e idéias.

O processo é simples, e em linhas gerais se desenrola da seguinte forma:

1º passo – Um cliente que pode ser uma indústria, uma agência de publicidade, uma empresa de serviços, ou qualquer companhia ou pessoa que deseja saber o que seu mercado pensa, contrata uma empresa de pesquisa e expõe o que deseja saber.

2º passo – A empresa de pesquisa desenvolve um questionário contendo todas as perguntas que o cliente deseja fazer aos seus consumidores ou usuários.

3º passo – A empresa de pesquisa “vai a campo”, ou seja, monta uma equipe de entrevistadores para aplicar este questionário junto às pessoas que interessam ao seu cliente. Normalmente o cliente estabelece um determinado perfil para ser entrevistado. Por exemplo: pessoas do sexo feminino, das classes A e B, que sejam consumidoras de um determinado produto. Os entrevistadores procuram então pessoas que possuem este perfil e aplicam o questionário.

4º passo – Para termos certeza de que a entrevista realmente foi realizada e com as pessoas que precisamos, um supervisor entra em contato novamente com a pessoa entrevistada e verifica se: 1º. ela respondeu realmente a entrevista, 2º. se ela realmente possui o perfil desejado, e 3º. se ela deu mesmo aquelas respostas ao entrevistador.

5º passo – Depois de aplicados os questionários, os mesmos vão para uma central de processamento de dados para que todas as respostas sejam tabuladas.

6º passo – É feita uma análise dos resultados e os mesmos são apresentados ao cliente que encomendou a pesquisa.


Dúvidas mais frequentes de quem responde uma entrevista:


A) Para que o entrevistador pergunta quantos carros eu tenho, quantas geladeiras, etc?
Para que possamos dividir as entrevistas em grupos de classes sociais.


B) Posso dar endereço errado ou telefone inventado?
Não, pois quando formos contatá-lo novamente para verificar se o entrevistador realmente aplicou a entrevista, não teremos como falar com você. Ocorrendo isso, o seu questionário é anulado e o entrevistador não recebe seu pagamento pela entrevista.


C) Meu nome vai ser informado ao cliente?
Não. Pois existe um código de ética da ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa – que assegura a todo respondente que sua identidade não pode ser informada ao cliente, a menos que o respondente assine uma autorização. Nós somos associados à ABEP e seguimos seu código de ética.


D) Mais tarde vão me procurar para vender coisas?
Não. Pois uma empresa de pesquisa só levanta informações, não vende produtos e serviços a nenhum entrevistado.


E) Preciso realmente responder corretamente as perguntas?
Numa pesquisa nunca existem respostas certas ou erradas, mas é fundamental que você as responda com total sinceridade, pois suas respostas vão gerar ações que envolvem o trabalho de muita gente. E, não raramente, as pesquisas servem para desenvolver melhorias em produtos já existentes ou lançamento de novos produtos.


F) Às vezes sou convidado por uma empresa para participar de uma pesquisa em algum lugar que eu não conheço. Como posso ter certeza de que se trata realmente de uma pesquisa?
Procure se informar sobre a existência da empresa, pergunte o nome, o telefone, o endereço, se ela é associada à ABEP (entre no site – www.abep.org.br - e confira se existe registro da mesma), pergunte o nome do entrevistador, peça seu RG, verifique se ele realmente trabalha na empresa que está representando, etc.


G) Porque nunca somos informados sobre quem está patrocinando a pesquisa?
Para que você não se sinta influenciado por esta informação. Assim como mantemos sigilo do seu nome ao cliente, nós mantemos o sigilo do nome do cliente aos entrevistados.

 

 
 
  email@inquire.inf.br | Tel: 011 3511-1400